Lei11.638/07
Contador e Administrador
Sócio da Plena Ass. Empresarial Ltda
Normalmente os hoje grandes negócios começaram pequenos, com inovação e vontade de vencer, levando o empreendimento ao sucesso.
Mas a construção de um empreendimento sólido, capaz de crescer e proporcionar lucro aos sócios, depende de um esforço, dedicação, atitude e necessariamente um prévio planejamento.
Por mais brilhantes que possam ser suas idéias, elas precisam ser vertidas em desafios. E, neste ponto que começa o plano de negócios, ferramenta essencial a qualquer empreendedor.
Os principais motivos para o fracasso estão sempre relacionados a equívocos de planejamento e gestão. Muitos desses problemas poderiam ter sido evitados com um plano de negócios. Se for adequadamente feito, ele mostrará ao futuro empresário uma lista detalhada de metas e desafios para a sustentabilidade da empresa.
A depender dos dados levantados, pode ser até melhor modificar a idéia original, o que na prática significará uma economia bastante significativa de tempo e dinheiro.
Quem utiliza um plano de negócios consegue visualizar o futuro da empresa. Se o negócio não der certo no papel, dificilmente terá sucesso na vida real.
Plano de negócio é um documento com o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada.
Um projeto ou empreendimento pessoal ou corporativo pode ser estruturado e administrado de diversas maneiras, mas se você pretende buscar capital ou recursos com investidores, bancos incubadoras ou outros órgãos de fomento, ou se pretende convencer outros parceiros a investir na sua idéia, colocar na ponta do lápis o seu plano de negócios passa a ser fundamental.
Plano de Negócios é um documento que agrega e sistematiza