Lei geral dos Gases
Gás perfeito é um modelo idealizado para o comportamento dos gases.
Um gás perfeito se encontra em recipiente fechado, suas moléculas se agitam, essa ação é conhecida como Energia cinética (Ecin) das moléculas. Se aumentarmos a temperatura dentro do recipiente teremos um aumento da Ecin. Um gás perfeito é aquele que tem sua temperatura e Ecin aumentando proporcionalmente, ou seja, de forma equilibrada.
As Variáveis:
O volume
O volume é a medida do espaço ocupado pelo sistema. No caso dos gases, estes devem estar contidos num recipiente fechado. O espaço tridimensional existente no recipiente corresponde ao volume. O volume pode obter-se usando uma régua e efetuado os cálculos necessários. Em unidades do Sistema Internacional é expresso em metros cúbicos, m3.
A temperatura
A Temperatura é a medida da agitação das partículas.
Nos estudos dos gases utiliza-se a escala Kelvin (K), cuja fórmula de conversão em relação à temperatura em graus Celsius (C) é: K = C+273. Os instrumentos que quantificam a temperatura sem subjetividade são os termômetros, que foram primordialmente introduzidos por Galileu Galilei (1564-1642). O funcionamento do termômetro baseia-se na Lei Zero da Termodinâmica. Esta Lei afirma que:
“Dois sistemas A e B, postos em contacto, acabam por alcançar um estado de equilíbrio térmico. Se A e B estiverem, separadamente, em equilíbrio térmico com um terceiro sistema C, estarão também em equilíbrio térmico um com o outro (Guémez e Fiolhais, 1998).”
A Pressão
A Pressão é a força por unidade de área. No caso dos gases a pressão é resultante do movimento das partículas em choque com as paredes do recipiente que contém o gás. As unidades de medida para a pressão atmosférica medida ao nível do mar são:
Lei Geral dos Gases
É possível reunir as leis de Gay-Lussac (transformação isobárica), de Charles (transformação isovolumétrica) e de Boyle-Mariotte (transformação isotérmica), em uma só, que pode ser aplicada a qualquer