Farmacia
CRISTINA SILVA
GASES
MANAUS
2011
CRISTINA SILVA
GASES
Trabalho solicitado pelo professor Pedro Campelo como nota parcial na disciplina de Físico-química, Curso de Farmácia turma FAN 04 S1
MANAUS
2011
INTRODUÇÃO
No século XVIII, Torricelli mediu pela primeira vez a pressão atmosférica e deu uma explicação adequada à natureza desse fenômeno. Assim, teve início o estudo dos gases. O estudo dos gases é o estudo das relações entre as grandezas macroscópicas dos gases, tais como a pressão, a temperatura e o volume de um gás.
Os gases são compostos moleculares, exceto os gases nobres, que são constituídos por átomos isolados.
A grande compressibilidade e a excessiva capacidade de expansão compreendem as fundamentais características físicas dos gases. Os gases não possuem volume fixo, e se misturam em qualquer proporção.
As partículas que constitui um gás possuem alto grau de liberdade, por serem muito distanciadas umas das outras e não haver comunicação entre elas. Resultando assim em um movimento contínuo e desordenado das partículas, fazendo-as chocar incessantemente contras as paredes internas do recipiente que contém o gás.
O presente trabalho mostrará alguns conceitos e equações importantes para o estudo dos gases.
Gases Perfeitos
Um gás ideal ou perfeito consiste num gás hipotético que obedece rigorosamente às leis dos gases ideais (relação entre a pressão, o volume e a temperatura). Pode ser definido como formado por moléculas que ocupam um espaço desprezível e que possuem forças também desprezáveis entre elas, uma vez que a energia de interação entre as moléculas é nula. Todas as colisões, realizadas entre as moléculas e as paredes do recipiente que as contém ou nas próprias moléculas entre si são perfeitamente elásticas, já que as moléculas não têm nenhum outro meio de armazenar energia, exceto como energia cinética translacional.
Ao aquecer um gás ideal 1 ºC este