Gases
Renata Rinco Janke
Gases
Química – 3 trimestre
Ana Claudia
Guaíba
19/11/2013
Sumario
1 Introdução
2 Desenvolvimento 2.1 Estudos dos Gases 2.2 Leis Físicas dos Gases 2.3 Equação Geral dos Gases 2.4 Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) 2.5 Teoria Cinética dos Gases 2.6 Leis das Reações Químicas
3 Conclusão
4 Bibliografia
1 Introdução
O estudo dos gases teve início com Torricelli, quando mediu sua pressão e apresentou adequadas explicações sobre o fenômeno. A primeira pessoa a utilizar o termo gás foi Jean-Baptiste, um naturalista belgo, alquimista e químico.
O termo gás vem do grego caos e significa espaço vazio.
O gás tem como característica principal ocupar totalmente o volume do recipiente que o hospeda, independentemente de sua quantidade.
Isso acontece porque os gases se comportam de forma desordenada em virtude do grau de liberdade que possuem, ocupando totalmente o volume do recipiente a ele oferecido.
Outra característica dos gases é sua grande capacidade de compressão.
2 Desenvolvimento
2.1 Estudo dos Gases
A maioria dos gases são compostos moleculares, com exceção dos gases nobres, que são formados por átomos isolados. Fisicamente, os gases possuem grande capacidade de compressão e expansão, não possuem forma e nem volume definidos, pois ocupam o volume a forma do recipiente que os contém.
Há uma diferença entre gás e vapor: o vapor é capaz de existir em equilíbrio com a substância em estado líquido e até mesmo sólido; o gás, por sua vez, é um estado fluido impossível de se liquefazer.
Temperatura
É a medida da agitação das partículas.
Nos estudos dos gases utiliza-se a escala Kelvin (K), cuja fórmula de conversão em relação à temperatura em graus Celsius (C) é:
K = C+273