Lei dos custos de oportunidade crescentes
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
INTRODUÇÃO A ECONOMIA 1º ANO
TEMA: LEI DOS CUSTOS DE OPORTUNIDADE CRESCENTES
Nome: Samira Aly Soucate
Lei dos custos de oportunidade crescentes
Devido a inflexibilidade dos recursos de produção, dadas como inalteradas as capacidades tecnológicas e de produção de uma economia e estando o sistema a operar a níveis de pleno emprego, a obtenção de quantidades adicionais de determinada classe de produto implica necessariamente a redução das quantidades de outra classe de produto.
Em resposta as constantes reduções impostas à classe que estará sendo sacrificada, serão obtidas quantidades adicionais cada vez menos expressivas da classe cuja produção estará sendo aumentada devido à relativa e progressiva inflexibilidade dos recursos de produção disponíveis e em uso.
Quando a quantidade de trabalho é muito baixa relativamente a quantidade de capital, um aumento de trabalho pode permitir uma melhor organização de produção e, portanto um acréscimo da produtividade marginal do trabalho.
Existe alguma complementaridade entre factores de produção, ou seja o trabalho precisa de capital para produzir e vice-versa. A medida que adicionamos unidades de trabalho (admitindo que é este o factor variável) mantendo fixo o capital quanto mais de um bem é produzido seu custo de oportunidade aumenta.
Na curva de possibilidade de produção a lei dos custos de oportunidade crescentes significa que os recursos económicos não são perfeitamente substituíveis em usos alternativos.
Quando os custos de oportunidade para recursos produtivos são crescentes a curva de possibilidade é uma linha recta – um aumento dos gastos públicos não conduz a redução das despesas dos agentes privados.
Com o aumento do volume produzido os custos totais, com execepção dos custos fixos, só podem crescer. Os custos médios e marginal, entretanto, podem ser decrescentes numa certa etapa do processo de produção.
O