Microeconômia - teoria da firma
Teoria da Produção
Produção é o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado. A firma compra fatores de produção(matérias primas e insumos), combina-os segundo um processo de produção escolhido, e vende o produto final no mercado. Empresa é uma unidade econômica que organiza e administra a produção de bens e serviços.
A escolha do processo de produção depende de sua eficiência. A eficiência pode ser: • Eficiência técnica: Entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, utilizando menor quantidade física de fatores de produção. • Eficiência econômica: Entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, com menor custo de produção.
Em economia o prazo não está ligado diretamente ao tempo cronológico, ou seja, operacionaliza no curto prazo e planeja o longo prazo.
Análises:
a)Curto Prazo: é o período de tempo na qual existe pelo menos um fator de produção fixo(ex: edifício industrial e maquinaria) e um fator variável(ex: trabalho e matéria-prima). Conceitos:
Produto Total(PT) = Quantidade total produzida utilizando-se uma quantidade de fatores de produção.
Produtividade Média (PMe) = é a relação entre o nível de produto(PT) e a quantidade do fator de produção variável(X), ou seja: PMe = PT / X.
Produtividade marginal (PMg) = é a variação absoluta do produto(∆PT), dada uma variação absoluta na quantidade do fator de produção variável(∆X), ou seja, PMg = ∆PT / ∆X.
O formato das curvas de PMg e PMe é devido a Lei dos Rendimentos Decrescentes.
Lei dos Rendimentos Decrescentes: Aumentando-se a quantidade de um fator variável, permanecendo a quantidade dos demais fatores fixa, a produção, inicialmente, crescerá a taxas crescentes; a seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator variável, passará a crescer a taxas decrescentes;