Problema da escassez
I - Conceitos Elementares
Grupo II – O Problema da Escassez e da Escolha
Questão 1
Comecemos por explicitar o que se entende por bem económico: um bem económico é qualquer coisa ou serviço que satisfaz uma necessidade e que existe em quantidades limitadas.
Para que um bem seja considerado como bem económico tem que satisfazer em simultâneo as duas condições anteriores: satisfazer necessidades e existir em quantidades limitadas.
Os bens e serviços produzidos são escassos face à natureza ilimitada das necessidades humanas. Ou seja, os bens e serviços são produzidos com a utilização de factores de produção que existem em quantidades limitadas. Por outro lado, destinamse a satisfazer necessidades virtualmente ilimitadas. Assim, recursos limitados e necessidades ilimitadas em conjunto conferem a característica de escassez aos bens económicos. Questão 2
O problema da escassez existe porque os recursos de uma economia são limitados face à natureza ilimitada das necessidades humanas. Esta é então uma característica de todas as economias independentemente do seu nível de desenvolvimento. O que distingue os dois tipos de economias é o tipo de bens relativamente aos quais mais se faz sentir o problema da escassez.
Assim, nos países menos desenvolvidos são escassos os bens de primeira necessidade, ou seja, para a maioria da população as necessidades básicas como a alimentação, o vestuário, habitação, não estão em geral satisfeitas. Já nos países mais desenvolvidos os bens escassos são os chamados bens de luxo (que não satisfazem necessidades básicas), ou seja, para a maioria da população as necessidades básicas estão satisfeitas, mas não necessidades secundárias, como ter um carro, fazer férias no estrangeiro, ir ao teatro, ler um livro.
Introdução à Economia – Licenciaturas em Sociologia e em Relações Internacionais (2006/2007)
Exercícios sobre I – Conceitos Elementares: O Problema da Escassez e da Escolha