Lei de Snell
Lei de Snell
Relatório de conclusão de Aula Prática realizada no Laboratório de Mecânica dos Fluidos, realizado sob a orientação do Geraldo Thimoteo, apresentado como exigência do Curso de graduação de Engenharia Química, ao Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTEMG.
Ana Flávia Fagundes
Flávia Sousa Pio
Gabryelle Linhares
Lorena Corrêia
Raquel Oliveira
Sabrina Bonfá
CORONEL FABRICIANO – MG
2014
1. INTRODUÇÃO
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.
Viscosidade de Newton: Consideramos um fluido em repouso entre duas placas planas. Suponhamos que a placa superior seja móvel e a inferior seja fixa.
Em um determinado momento aplicou-se uma força na placa móvel, desta forma houve uma deformação do fluido. Essa deformação é causada pela tensão de cisalhamento.
A Tensão de Cisalhamento () é a razão entre o módulo da componente tangencial da força e a área da superfície sobre a qual a força está sendo aplicada.
Viscosidade Dinâmica ()é a resistência a deformação do fluído.
A velocidade do fluido no eixo x (Vx) cresce com a proximidade da placa móvel. A variação de Vx em função de x é nula, pois Vx varia somente em função de y.
∂Vx/∂x= 0 ∂Vx/∂y ≠ 0
A tensão de cisalhamento é diretamente proporcional à variação da velocidade ao longo da direção normal às placas.
∞ ∂Vx/∂y
Para força em Newton (N), área em centímetro quadrado (cm²), velocidade em centímetros por segundo (cm/s) e coordenada y em centímetro (cm), a unidade da viscosidade dinâmica () é dada em g/cm.s ou poise.
Onde a constante μ é o coeficiente de viscosidade, viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica. Muitos fluidos, como a água ou a maioria dos gases, satisfazem