experimento lei de snell
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
LEI DE SNELL E REFLEXÃO INTERNA TOTAL
ÁDILA DOS SANTOS MICHELE DANIELLE GALVÃO SANTANA
EDGAR JORGE NOGUEIRA NETO
INGRIDY SOUZA DOS SANTOS
CRUZ DAS ALMAS – BA
OUTUBRO / 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
Trabalho solicitado para obtenção de nota na disciplina física geral e experimental IV, CET 106, do curso do bacharelado em ciências exatas e tecnológicas.
CRUZ DAS ALMAS- BA
OUTUBRO / 2014
INTRODUÇÃO
A luz, ou luz visível como é fisicamente caracterizada, é uma forma de energia radiante (aquela que se propaga na forma de ondas eletromagnéticas). É o agente físico que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão. Esta experiência ilustra o índice de refração de um acrílico através da Lei de Snell, segundo algumas circunstâncias, as ondas se comportam, com boa aproximação, como se viajassem em linha reta, mas bloqueada por barreiras e refletindo as sombras. Necessitamos apenas não colocar na trajetória da onda qualquer obstáculo ou abertura, como espelhos, lentes, fendas ou defletores, a menos que assuas dimensões sejam muito maiores que o comprimento de onda. No caso de ondas luminosas, este caso especial do comportamento da onda é chamado de Ótica Geométrica. A Óptica Geométrica estuda os fenômenos ópticos em que apresentam interesse as trajetórias seguidas pela luz. Fundamenta-se na noção de raio de luz e nas leis que regulamentam seu comportamento. O estudo em nível de Ensino Médio restringe-se apenas a esta parte da óptica.
Alguns fenômenos associados à propagação da luz, onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo, podem ser explicados pelo estudo de espelhos e lentes. Para os povos primitivos os espelhos tinham propriedades mágicas, origem de lendas e crendices, mas