Lei de Snell
Objetivos
Observar os conceitos de reflexão e refração.
Determinar o índice de refração do vidro através da Lei de Snell e encontrar o ângulo crítico para o qual ocorre reflexão interna total. Calcular a velocidade de propagação da luz no vidro.
Observar o principio da fibra óptica (reflexão interna total).
Material utilizado Laser, semicilindro de vidro, folha de papel branco, transferidor, régua e esquadro.
Introdução teórica Quando um feixe de luz propagando-se em linha reta através de um dado meio e encontra uma superfície plana que forma uma interface com outro meio, parte da luz é refletida pela superfície e outra parte penetra no segundo meio, ou seja, é refratada. A menos que o raio incidente seja perpendicular à interface, a direção de propagação da luz refratada muda. O raio refletido se propaga no mesmo plano que o raio incidente e com mesmos ângulos (i) em relação a normal, segundo as de reflexão.
De acordo com a Lei de Snell, o raio refratado está no mesmo plano que o raio incidente e tem um ângulo de refração (r) que está relacionado ao ângulo de incidência (i) através da equação 1: sen (i) = sen (r) (1) onde e são constantes adimensionais, denominadas índices de refração dos meios onde a luz se propaga.
O índice de refração é a razão entre a velocidade da luz no vácuo c (aproximadamente 300 m/s) e a velocidade da luz no meio considerado v, conforme a equação 2 = (2)
Procedimento experimental O seu tempo de reação pode ser medido a partir da seguinte situação: um colega segura uma régua verticalmente com o zero da escala coincidindo com a parte inferior de sua mão e, sem aviso prévio, solta a régua que você deve segurar o quanto antes possível. Repita este procedimento por 10 vezes, anotando quantos centímetros a régua percorre. Para cada medida de distância percorrida (d),