Lei de ohm
Física Experimental II
Experiência: Lei de Ohm
1
Objetivos
1. Vericar experimentalmente a lei de Ohm. 2. Levantar a dependência da resistência elétrica com o comprimento e com a seção reta de os metálicos.
2 Material e equipamentos
Multímetro digital, cabos, os condutores de Niquel-Cromo, os condutores de Ferro, fonte de potência, régua.
3 Fundamentos teóricos
A resistência elétrica de um o condutor para um determinado material pode ser obtida a partir da equação abaixo:
R = ρLA,
(1)
onde ρ é a resistividade elétrica, R é a resistência elétrica, L é o comprimento do o e A é a área da seção transversal do o. A Eq. (1) mostra que a resistência elétrica depende das características geométricas do condutor, assim como de sua resistividade elétrica. A resistividade elétrica, dada acima, é uma grandeza característica de cada material: quanto melhor condutor for o material do o, tanto menor será sua resistividade.
4 Procedimento
1. Ajuste a tensão da fonte para uma corrente de aproximadamente 0,50 A. 1
V
L1 L2 L3 A
Figura 1: Arranjo experimental para medir a resistividade do material. 2. Meça a tensão entre dois extremos do o condutor de comprimento L1 usando o multímetro digital. 3. Meça 5 vezes o comprimento L1 usando a régua. 4. Repita os itens 2 e 3 para diferentes comprimentos Li (i = 2, 3, 4) do o condutor até completá-lo. 5. Calcule a área do o condutor. 6. Repita os itens 2 até 5 considerando os de materiais e/ou diâmetros diferentes.
5 Análise dos dados
1. Calcule a resistividade para cada medida de tensão realizada. Calcule, usando estes dados, a resistividade de cada o condutor utilizado. Realize o cálculo e a propagação de erro corretamente. 2. Construa o gráco da resistência R em função da razão L/A para os os de Níquel-Cromo. Construa o gráco da resistência R em função da razão L/A para os os de Ferro. Que dependência foi encontrada para a resistência de um o