Lei de Hooke
Robert Hooke foi o pioneiro no estudo da deformação elástica ao demonstrar que a deformação de um corpo elástico ao ser submetido a uma força deformadora sempre será diretamente proporcional a referida força até determinado limite, conhecido como limite de elasticidade, o qual depende do material desse corpo.
Objetivo
O objetivo deste trabalho foi provar a Teoria da Elasticidade de Hooke através do experimento “Massa – Mola” realizado pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica no laboratório multidisciplinar da UMC – Campus Vila Lobos.
Materiais utilizados
- 2 porta massas.
- 2 molas elicoidais.
- 1 balança.
- 1 escala graduada.
- diversas massas.
Procedimento experimental
Parte 1 – Lei de Hooke
1º Passo: Medimos a massa do porta massas.
2º Passo: Penduramos uma mola e o porta massas para ajustar a escala zerando-a junto a base do porta massas.
3º Passo: Pesamos uma massa na balança, colocamos no porta massas e anotamos o respectivo valor alinhado com a escala. Repetimos esse procedimento também para a segunda mola.
4º Passo: Anotamos os valores de m e x na tabela a fim de calcular o valor K das molas.
5º Passo: Adicionamos posteriormente outras massas e repetimos os procedimentos anteriores para obtenção dos dados para preenchimento das tabelas da parte 1 do trabalho.
Parte 2 – Associação de molas – Paralela
1º Passo: Ao associar as molas 1 e 2 em paralelo, adicionamos o porta massas e ajustamos sua base com o zero da escala.
2º Passo: Ao adicionar novas massas ao porta massas, obtivemos outros valores de m e de x para o preenchimento da tabela e resolução dos cálculos.
Parte 3 – Associação de molas – Série
1º Passo: Associando as molas 1 e 2 em série, adicionamos o porta massas e ajustamos sua base com o zero da escala.
2º Passo: Ao adicionar novas massas ao porta massas, obtivemos outros valores de m e de x para o preenchimento da tabela e resolução dos cálculos.
Parte 4 – Período de