uniao ibérica e invasao holandesa
HOLANDESA
. Introdução
. Governo de D. Sebastião
. União Ibérica
. A Restauração Portuguesa
. França Equinocial
. Invasões Holandesas
. Maurício de Nassau
. Insurreição Pernambucana
. Surgem os Quilombos
Índice
. Introdução
A partir do final do século XV os europeus começam uma conquista pela América A Dinastia de Avis acabou em 1580 com a morte do último rei ,o que ocasionou a disputa pelo trono vago cujo vencedor foi Filipe II e unificou a Coroa dos dois reinos.
Nesse trabalho abordaremos a passagem do poder de Portugal para Espanha e as consequências para o Brasil até então colônia de
Portugal e os ocorridos a partir disso.
. Governo de D. Sebastião
Nascido em 1554 em Sebastião era filho do príncipe herdeiro Luso João e de Joana, filha do rei da Espanha. Sebastião era, então, neto do rei da Espanha e de Portugal, já que seu pai morrera antes mesmo de seu nascimento .Com a morte de seu avô português ,tornou-se rei de Portugal aos três de idade, a fim de impedir que seu avô espanhol reivindicasse o trono lusitano.
Até 1568, o governo português foi exercido por dois regente: sua avó Catarina e seu tioavô o cardial D. Henrique. Aos 14 anos, Sebastião foi declarado maior de idade e tornou-se efetivamente rei de Portugal. O jovem rei tinha saúde precária e dedicava-se muito ao catolicismo. Jamais quis se casar, o que teria gerado o seguinte comentário do embaixador espanhol: (falar-lhe em casamento é falar-lhe em morte). Com uma personalidade conflituosa, não se interessou pela questões políticas e logo que assumiu o trono, começou a preparar uma grande expedição ao Oriente, atrás de terras para conquistar . Em 1578 foi morto por árabes no norte da África, em uma batalha conhecida como Alcácer-Quibir, deixando o trono português sem um herdeiros diretos.
Os portugueses ficaram tão desorientados que se recusaram a aceitar a ideia da morte do rei, criando uma lenda de que ele voltaria a qualquer