Lei de hooke - constante elastica
A Lei de Hooke é a lei da física que está relacionada à elasticidade de corpos e serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo. Através da atividade realizada em laboratório estudamos o comportamento elástico de molas, obtendo assim valores para composição de tabela e daí cálculo das constantes elásticas. Logo ao termino do experimento foram realizadas observações em relação às molas, sendo que a mola simples apresentou uma constante com valor intermediário em relação às outras molas, a constante para a associação em paralelo foi considerada a maior e a constante para a associação em série a menor.
Palavras-chave: Elasticidade. Deformação. Força.
I. Introdução
A Lei de Hooke é uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá a sofrer tal deformação. A lei de Hooke pode ser expressa mediante a fórmula: F=K.Δl, onde F é intensidade da força aplicada (N); K a constante elástica da mola (N/m) e Δl: deformação da mola (m). Este experimento tem por objetivo estudar o comportamento elástico de uma mola e estimar sua constante elástica.
II. Experimento
Material utilizado: 1. Régua graduada em centímetros ou milímetros; 2. Conjunto de um suporte, um porta-peso e duas molas; 3. Conjunto de diversas massas com valor unitário de 50g cada.
PARTE 1: Mola Simples
Fixamos uma mola no suporte e medimos o comprimento inicial como referencial Xo=7,7cm, em seguida acrescentamos os pesos de 50, 100, 150, 200 e 250g depois calculamos a distensão da mola ∆X= X-Xo, considerando as 2 molas iguais. Tendo posse dos dados construímos a Tabela 1.
PARTE 2: Molas em paralelo
Montou-se o conjunto, molas em