lei de Hook e oscilacoes harmonicas
O presente trabalho focalizou com mais os precisos detalhes, as bases da Lei de Hooke e das Oscilações harmónicas simples. Feitas experiências práticas no laboratório adequado para o efeito, foram nos guiando a satisfação dos objectivos traçados para execução do presente trabalho. Com auxílio de um suporte, uma mola e um jogo de massas foram executadas as experiências e com um cronómetro registados os tempos de oscilações.
INTRODUÇÃO
Na execução de suas tarefas, o Engenheiro, primordialmente o de Construção Cívil, lidá com elevação de cargas para construção de edifícios, surgindo então a necessidade do conhecimento da lei de Hooke, visto que esta tem bases fortes de oscilaçoões que o engenheiro poderá usa-las para manter em equilíbrio determinadas cargas em elevação para um desempenho satisfatório de suas actividades. Este trabalho não constitui uma biblioteca do que é no seu todo a lei de hooke e Oscilações harmónicas simples mas sim uma ferramenta de motivação ao utente do mesmo para uma visão geral dos assuntos em causa.
OBJECTIVOS
Determinar a constante elástica da mola
Estudar o movimento oscilatório
TEORIA
Lei de Hooke
Enunciado: A Força de elasticidade que surge na deformação de um corpo é directamente proporcional à deformação no corpo e está orientada no sentido contrário à deformação do corpo.
Matematicamente:
Onde: F é Forçab de elasticidade em N k é Constante elástica em N/m x é Deformação da mola em m
Quando um corpo executa um movimento de vai vem em torno de uma posição de equilíbrio, então esse movimento diz-se harmónico simples.
Oscilações Harmónicas Simples
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Material necessário:
Mola
Suporte
Jogo de massas
Cronómetro
Régua
Ordem de execução da Experiência I:
1. Pendurar a mola no suporte;
2. Colocar a régua verticalmente de modo a poder ler a elongação da mola;
3. Registar a posição correspondente à extremidade da mola l0;
4. Pendurar uma