Lei de Coulomb
Carga Elétrica
O eletromagnetismo é um ramo da Física que surgiu no século XIX, no entanto os fenômenos a ele relacionados foram observados em épocas bastante remotas. Não sabemos ao certo onde foram observadas as suas primeiras manifestações, mas, sem dúvida alguma, as primeiras descobertas que se tem notícia foram feitas pelos gregos. O filósofo e matemático
Thales (640-548 AC), que viveu em Mileto, observou que um pedaço de âmbar atritado numa pele de gato adquiria propriedades de atrair corpos leves. A palavra eletricidade tem sua origem do grego elektron que significa âmbar. Âmbar é uma resina de árvore na forma petrificada. Um pedaço de borracha, um bastão de vidro ou plástico, quando atritados com lã ou pano adquire efeito semelhante ao observado por Thales. Este efeito recebe o nome de eletricidade estática. O efeito da eletricidade estática pode ser observado principalmente nos dias secos, quando tiramos uma blusa de lã, ou ao sairmos de um carro, quando percebemos faíscas que saltam ao aproximarmos a mão de um portão metálico.
Carga Fundamental
Toda matéria é constituída de átomos que por sua vez são constituídos de prótons nêutrons e elétrons. As suas cargas e suas respectivas massas são dadas a seguir:
qe = - 1,602192 x 10 -19 C - carga do elétron
qp = +1,602192 x 10 -19 C - carga do próton
qn = 0 - carga do nêutron
me = 9,109 ×10-31kg - massa do elétron
mp = 1,672623 x 10-27 kg - massa do próton
mn = 1,674928 x 10 -27 kg - massa do nêutron
O sinal negativo e o positivo das cargas elétricas foram atribuídos de forma arbitrária pelo cientista Benjamin Franklin.
A lei de Coulomb
Você já deve ter ouvido falar que cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrários se atraem. O físico francês Charles Augustin Coulomb desenvolveu uma teoria que chamamos hoje de Lei de Coulomb e que expressa a força de atração ou repulsão entre cargas elétricas. Ele estudou a força