fichamento urbanismo
Começou com uma serie de teóricos para o urbanismo, sendo Alberti um dos essenciais, que por sua vez se inspirou na cultura antiga para tal partido arquitetônico e urbanístico para a cidade ideal, permanecendo preso á ideias medievais. Alberti preocupou-se com a estética urbana, acrescentando as exigências das voluptas que afirmava que a cidade não deveria se contentar em ser boa, e sim ser bela também.
Outro teórico, Filarete, foi o inventor dos traçados urbanos em estrelas, que mais tarde, no renascimento acaba tornando-se tendência. Construiu uma estrutura urbana centralizada e engenhosa, refletindo o autoritarismo e preocupações intelectuais.
Os engenheiros militares acabaram de certa forma contribuindo bastante para o urbanismo, uma vez que o desenvolvimento de artilharia acarretava grande influencia para o mesmo. Os engenheiros militares concebem traçados urbanos que permitam aos defensores, a partir da praça central, varrer todas as ruas principais com seus disparos de canhões. A estratégia inspira aos engenheiros soluções urbanas comparáveis a Filarete e Martini.
No inicio do século XVI, os alunos de bramante, imaginam extrair de Vitruvio uma justificativa de superioridade no traçado radiocêntrico, elaborando um projeto de cidade ideal, circulam com duas muralhas, com ruas radiadas e no centro, um grande monumento redondo. Tal plano não ia de acordo com o plano dos engenheiros militares, já que se tratava de uma valorização estética do monumento central, o qual atrairia os olhares da cidade. Mais tarde, a cidade ideal manteve seu contorno poligonal, mas em seu interior muitas ruas se cortam em ângulo reto.
Outras influências devem-se aos teatros, jardins, florestas, Já que a partir do renascimento, o teatro deixa a cidade real pare se instalar em salas fechadas em que a decoração com uma tela pintada deve dar ilusão de uma cidade. Nos jardins o renascimento traz novas concepções que causam repercussão, o jardim