TRABALHO CRIPTOGRAFIA
Criptografia
Conceitos de Criptografia
“CRIPTOGRAFIA NA ERA DIGITAL”
Estudos Disciplinares,
Referente ao 3º Semestre,
Do curso de Ciência da Computação.
Sumário
1.
2.
3.
4.
5.
6. Introdução
7.
8.
9. Biometria pode ser definida como a ciência que estuda as medidas de características físicas ou comportamentais de indivíduos. A análise matemática e/ou estatística dessas características tem como finalidade a identificação única de um indivíduo. Impressões digitais, íris, face, sons dos passos são exemplos de características biométricas para as quais sistemas automáticos de identificação tem sido desenvolvidos sendo a análise de impressões digitais o método mais difundido por possuírem características peculiares tais como:
10. Criptografia é a arte de escrever em cifras ou em códigos, utilizando um conjunto de técnicas que tornam uma mensagem incompreensível – chamada comumente de texto cifrado – através de um processo chamado cifragem. Este processo permite que apenas o destinatário desejado consiga decodificar e ler a mensagem com clareza, realizando o processo inverso, ou seja, a decifragem, Dessa forma, a privacidade da informação é preservada.
11. Para se criptografar um texto, deve-se utilizar um código que torne o texto incompreensível, chamado também de chave (segredo). Quando esta chave é de conhecimento tanto do emissor quanto do receptor da mesma, tem-se a chamada criptografia simétrica ou convencional. Um exemplo dentre os diversos da criptografia simétrica é a técnica da substituição, onde as letras de um texto são substituídas por outras letras, números ou símbolos. O imperador Julio César foi o primeiro a utilizar-se desta técnica, trocando cada letra do alfabeto por uma letra que se encontrava a três lugares da original.
12.
13.
14.
15.
16.
17. Criptografia Simétrica
18.
19. Criptografia (do grego kryptos, oculto, e graphein, escrever) é o