trabalho criptografia
O recurso de criptografia para aplicações é de suma importância na sociedade, pois diariamente enviamos e-mails, utilizamos redes sociais ou escrevemos mensagens para celulares utilizando aplicativos em sites. Criptografias eram utilizadas a séculos atrás, por vários motivos, imperadores, generais e reis procuravam obter modos eficientes de comunicação entre seus exércitos. A necessidade de as informações não serem descobertas motivou a elaboração de técnicas para ocultar o real significado delas por meio de códigos, possibilitando que somente o remetente e o destinatário pudessem entendera mensagem. Essa técnica tem evoluído a partir principalmente da Matemática e da capacidade computacional. A força de um código está relacionada à dificuldade de um intruso decifrá-lo e, dessa forma, existe uma batalha entre cifradores e decifradores. Na medida em que a informação se torna mais valiosa, o processo de codificação das mensagens se torna mais importante. Hoje em dia vemos isso acontecer quando fazemos uma transação bancária via internet, pois é preciso um meio de encriptar a senha dos usuários para que hackers não possam obtê-la e ter acesso à conta do usuário. Vários bancos têm um sistema diferenciado de proteção de senhas dos usuários, que é feito utilizando criptografia. O trabalho irá abordar a evolução das técnicas e as melhores práticas quando se fala em criptografia na camada de aplicações.
Origem da criptografia
A cifra de César
Diferente da estenografia o objetivo da criptografia não é ocultar a existência de uma mensagem, e sim esconder o seu significado. A vantagem da criptografia é a mensagem codificada interceptada pelo inimigo será ilegível e seu conteúdo não poderá ser entendido.
Júlio César é considerado por muitos o maior gênio militar da história. Um dos motivos que é o fato dele utilizar um recurso para codificar mensagens com o objetivo de manter segredos de natureza militar. Um dos recursos utilizados por César era a substituição