Responsabilidade Social e Empresarial
Considerando que o Planeta Terra vem sofrendo muito com os impactos causados pela extração desenfreada de seus recursos e preocupados com os rumos que estes impactos causarão nas futuras gerações a sociedade e o mercado têm cobrado do empresariado uma postura socialmente responsável com o intuito de amenizar e minimizar não tão somente as desigualdades sociais existentes, mas também o impacto negativo causado pelo desenvolvimento de atividades de alguns setores da economia.
Levadas por este cenário mundial que refletem aspectos ambientais, sociais e econômicos preocupantes, as empresas têm investido cada vez mais em ações socialmente responsáveis. Torna-se importante apresentar, inicialmente, os conceitos de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.
A responsabilidade social é referente às obrigações dos homens de negócios frente à adoção de orientações, de decisões e de seguir linhas de ação que sejam legítimas com os fins e valores da sociedade.
Uma questão enfrentada no meio empresarial é quando se trata de abordar o tema do investimento em sustentabilidade e o retorno que trará para o negócio. É importante frisar que as empresas possuem certa repercussão na evolução de seus valores frente às ações no mercado financeiro que privilegiam o investimento em responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
A de se aperceber que com o advento com a preocupação com o desenvolvimento sustentável tem surgido o alinhado crescimento lucrativo das empresas que demonstram esta certa preocupação.
Outro exemplo do retorno obtido a partir do investimento em sustentabilidade