Lei de coulomb
Lei de Coulomb
Uni Evangélica – Centro Universitário
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina: Física III
Anápolis – GO
23 de Março de 2012
Introdução
Neste trabalho iremos abordar como Charles Augustin Coulomb desenvolveu uma teoria chamada hoje de Lei de Coulomb. Vamos apresentar de forma clara e objetiva as força de interação entre as partículas eletrizadas, e de como as partículas de mesmo sinal se repelem e as de sinais opostos se atraem. Iremos demonstrar de como o físico Coulomb utilizava estas forças em equipamento que ele mesmo desenvolvia. A balança de torção. Este equipamento nos ajudou a entender de como é importante a lei de Coulomb aplicada na engenharia mecânica.
Lei de Coulomb
Na época em que a eletricidade começou a ser estudada, e as primeiras máquinas eletrostáticas começaram a ser construídas, não se sabia nem a origem do fenômeno e nem que aplicações úteis poderiam ter. Mas era algo totalmente novo, e as pessoas sentiam muita curiosidade a respeito. Inventaram-se então várias "brincadeiras" com eletricidade.
Os trabalhos de Franklin e Dufay, que ocorreram em meados dos séculos XVIII, possuíam apenas aspectos qualitativos sobre os fenômenos elétricos que haviam sido abordados até aquela época. Com apenas aspectos qualitativos, os cientistas acreditavam que não era possível alcançar grandes avanços nos estudos da eletricidade, nesse sentido eles perceberam a grande necessidade da obtenção de relações quantitativas sobre as grandezas envolvidas nos fenômenos elétricos.
De modo particular, existia grande preocupação em relacionar quantitativamente a força elétrica com a distância entre dois corpos. Alguns físicos no final do século XVIII perceberam que existiam semelhanças entre a atração elétrica e a atração gravitacional, de modo que muitos deles lançaram a hipótese de que a força elétrica poderia variar com o quadrado da distância entre os corpos, assim como na força gravitacional. No