Lei de Boyle
Salvador
2012
Paulo Vitor Massaranduba
André Da Silva
Bruno PereiraCaroline RochaLeonardo Andrade
Movimento retilíneo uniformemente variado
Trabalho apresentado a disciplina Física Experimental I da Estácio de Sá, ao professor Marcus Túlio Pinheiro, objetivando o conhecimento adquirido em aula teórica do curso de engenharia.
Salvador
2012
1 -Resumo
O relatório a seguir contém experiências realizadas pelos alunos do curso de engenharia com o uso de dois instrumentos de medidas: com o objetivo de aplicar em forma prática os conhecimentos adquiridos na disciplina teórica.
2-Objetivo
Este relatório tem o importante objetivo de mostrar os procedimentos feitos, os métodos utilizados e os resultados obtidos para( a posição, tempo, velocidade e aceleração) sobre o experimento realizado no laboratório, relacionado ao assunto Movimento Retilíneo Uniformemente Variado ou MRVU.
3-Introdução
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado se caracteriza pelos seguintes conceitos: A aceleração é constante; como conseqüência, a velocidade varia uniformemente. A aceleração é o quociente da variação de velocidade, pelo intervalo de tempo correspondente:
A velocidade não permanece constante; aumenta ou diminui ao longo do tempo, conforme o valor da aceleração comunicada.
Função da velocidade, a posição ocupada pelo móvel e a distância percorrida são determinadas pelas formulas.
4-Materiais e metodos utilizados
Foram utilizados um plano inclinado com determinada inclinação, um cronômetro digital, e uma esfera. Inicialmente marcando as posições desejadas, e com o cronômetro, soltamos a esfera para que ela deslizasse sobre a rampa, e marcamos o tempo em que ela chegou nestas posições finais, a partir daí tiramos um média do tempo, e calculamos a sua aceleração e velocidade.
5-Procedimento Experimental
5.1
Colocamos o plano inclinado com os Trilhos na posição de 2 graus, fixamos a fita adesiva na escala lateral para indicar as posições a