lei de boyle mariotte
INTRODUÇÃO
Lei de Boyle-Mariotte é uma lei experimental e menciona a influência da pressão sobre o volume de um gás. À temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa gasosa é inversamente proporcional à sua pressão. Se, por exemplo, duplicarmos a pressão, o volume ficará reduzido à metade. Verifica-se, experimentalmente, que para um gás com pressão não muito elevada e temperatura constante, a pressão e o volume estão relacionados pela seguinte equação:
Lei de Boyle-Mariote
Isto significa que, num gás ideal, a pressão é inversamente proporcional ao volume, ou seja, se, por exemplo, o volume do gás duplicar, a pressão diminui para metade. Considera-se um gás ideal como sendo uma aproximação da realidade, dado que um gás ideal é constituído por partículas sem volume, não existindo forças de interação entre elas. A representação gráfica da lei de Boyle-Mariote encontra-se na figura seguinte.
A curva ilustrada designa-se por isotérmica, em que iso significa igual e térmica é relativo à temperatura, ou seja, é uma transformação que ocorre sempre com temperatura constante. Para as diferentes temperaturas, as curvas isotérmicas têm formas similares, mas posições diferentes.
Fig. 2 – Várias curvas isotérmicas para o mesmo gás, mas a diferentes temperaturas (T3 > T2 > T1).
OBJETIVO
Estudar e verificar a lei de Boyle-Mariotte, nos casos à temperatura ambiente. Medida da constante universal dos gases.
PARTE EXPERIMENTAL
Material Necessário
Vidraria - Seringa de 20 ml, termômetro.
Outros - Pinça de Hoffman, manômetro, mangueiras de silicone, parafuso de 10cm, porcas, suporte.
Procedimento Experimental
A seringa foi montada no conjunto para a lei de Boyle-Mariote – com manômetro como mostra a figura abaixo:
Um volume de ar foi encerrado na seringa de 20 cm3, prendendo a mangueira com a pinça de Hoffman para o ar não escapar. A massa de ar na seringa estava sob pressão atmosférica.
Por meio do