Lei da vida
ADMINISTRAÇÃO
EDUARDA MORAIS AZEVEDO
O MONGE E O EXECUTIVO
RIO VERDE - GOIÁS
2011
O monge e o executivo é um livro escrito por James C. Hunter sobre a essência da liderança, algumas vezes pelo autor reportada como "liderança servidora ou a verdadeira liderança” uma concepção de liderança que se tem popularizado recentemente em empresas e organizações, embora, segundo o relato, exista desde tempos remotos. O livro possui 7 capítulos e 139 paginas.
O livro narra a historia de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de Beisebol, casado pai de 2 filhos. Desde o inicio de sua vida, se via perseguido por um nome Simeão, ele não compreendia por que sempre tinha o mesmo sonho que transmitia a mensagem: “Ache Simeão e ouça-o”. Não satisfeito com a sua vida, sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, o qual o indica a participar de um retiro em um pequeno e desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.
Uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Lee Hoffman um ex-executivo ser um dos frades do local e que ele seria responsável pelo curso de liderança, porem o que mais o surpreendeu foi o nome que Lee tinha recebido: Simeão. Durante as aulas ministradas o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e novo paradigma: como não ter o cliente como inimigo mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais nem acreditava que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que na visão de um líder, deve ser traduzida pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.
Conhecido como amor ágape, bondade ou respeito e a paciência são uma de suas