lei 8080 sus
Saúde Pública e SUS
1) As atividades do fonoaudiólogo em Saúde Pública procuram contemplar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde no contexto da Atenção Primária em saúde. Considere as atividades abaixo relativas ao trabalho do fonoaudiólogo neste nível de atenção e indique aquela que não corresponde às funções deste profissional neste contexto:
a) Visitas domiciliares.
b) Atividades de educação em saúde.
c) Realização de exames de alta complexidade para o diagnóstico diferencial.
d) Intervenção clínica em pacientes com alterações fonoaudiológicas.
e) Planejamento de ações em conjunto com a equipe da unidade
2) O Sistema Único de Saúde (SUS) é regido pelos princípios da universalidade, equidade e integralidade. Quanto ao princípio da integralidade, é correto afirmar:
a) Todo indivíduo tem acesso ao serviço de saúde gratuito no país.
b) Todo indivíduo tem direito ao atendimento, independente de cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda.
c) Todo cidadão é igual perante o Sistema Único de Saúde e será atendido conforme as suas necessidades
d) Todo indivíduo tem direito a atendimentos ambulatoriais e hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS).
e) Todo indivíduo deve ser atendido de forma integral, ou seja, deve ser visto pelos profissionais de saúde como um todo, sendo também assistido em todos os níveis de atenção
3) Uma fonoaudióloga, após ser aprovada em concurso público em uma prefeitura municipal, é chamada para ocupar lugar junto à equipe de uma unidade básica de saúde em um dos bairros da cidade. Embora o gestor de saúde insistisse para que a profissional informasse sua agenda e o número de atendimentos clínicos que realizaria de modo ambulatorial, a fonoaudióloga enviou documento à secretaria de saúde informando os objetivos iniciais de seu trabalho:
I. Identificar os