Legislação e ética em comunicação
Centro Universitário Carioca
Data para entrega: 04/06/2014
Professora: RonizeAlunas: Adryene Tompson e Juliane Mourão
Legislação e ética em Comunicação
Propaganda Bom Negócio.com – Compadre Washington
3177540462280
“Conar determina “corte” em comercial com Compradre Washington.” (g1.globo.com)
A Propaganda da empresa Bom Negócio.com se passa em uma piscina onde uma mulher está entrando para tomar banho e seu marido está sentado lendo jornal, antes mesmo dela entrar na piscina o rádio ganha vida e surge então Compadre Washington (como se fosse o próprio rádio) falando diretamente para a mulher, elogiando-a pelo seu corpo de forma abusiva, enquanto seu marido o olha sem entender o que está acontecendo. Logo após o rádio se dirige ao homem ridicularizando-o com o famoso bordão “Sabe de nada inocente” e em seguida chama a moça de ordinária, porém antes mesmo de completar a palavra, Compadre Washington some, no caso o marido fez um “bom negócio” pelo seu notebook e vendeu o rádio. A intenção da propaganda é mostrar que ao anunciar o produto pela empresa, o cliente vende com rapidez.
A empresa Bom Negócio.com anuncia gratuitamente os mais variados produtos já utilizados por clientes onde podem comprar e vender, sendo uma das mais famosas no Brasil e destacando-se por suas propagandas engraçadas com artistas famosos passando-se por um determinado objeto. Além do Compadre Washington, outras pessoas já passaram dando à propaganda um ar de comédia.
Segundo a reportagem, o Conar recebeu mais de 50 reclamações sobre a propaganda citada acima, resultando em uma análise dos técnicos, que decidiram então o “corte” da publicidade. De acordo com o órgão, o público questionou e foi avaliado que a expressão “ordinária” dita pelo cantor foi desrespeitosa com as mulheres, mesmo que a palavra não tenha sido dita completamente, a compreensão é fácil por todos.
Analisando o Código de Autorregulamentação Publicitária, onde diz no