Legislação trabalhista, ética profissional e ciências sociais e psicologia do trabalho
SARITA VIANA SILVA
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, ÉTICA PROFISSIONAL E CIÊNCIAS SOCIAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Águas Formosas
2012
SARITA VIANA SILVA
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, ÉTICA PROFISSIONAL E CIÊNCIAS SOCIAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Trabalho de pós-graduação apresentando ao curso de Enfermagem do Trabalho das Faculdades Integradas de Jacarepaguá, como requisito parcial para obtenção do grau de Enfermagem do Trabalho.
Águas Formosas
2012
Analisando a saúde do trabalhador no contexto da enfermagem, através dos tempos, é possível verificar que estes trabalhadores estão expostos a várias cargas que comprometem a saúde, gerando índices elevados de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. A partir dessa percepção, faz-se necessário compreender melhor essa problemática e buscar na legislação trabalhista ressaltando as questões da saúde do profissional de enfermagem.
Esta análise permite verificar que a legislação trabalhista avançou grandes passos a partir da promulgação da Constituição Federal, na qual as leis orgânicas foram se atualizando e resultaram em exigências legais transformadas em portarias, leis e decretos que se modificaram se completando e se alterando com o objetivo de adequar a saúde do trabalhador ao ambiente de trabalho.
Com o avanço da enfermagem, torna-se necessário um código de ética e o sancionamento de leis que norteiem o serviço da categoria, levando em consideração, em primeiro lugar, a necessidade e o direito de assistência de enfermagem à população, os interesses do profissional e de sua organização.
Com o surgimento da ética profissional nasce a consciência individual e coletiva levando a um compromisso profissional e social pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexo nos campos políticos, técnicos e científicos.
“A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnico, construído e reproduzido por um conjunto