Política, gestão e diversidades
R.: Para compreendermos a tipologia moderna das formas de poder, é necessário que se compreenda primeiramente o que é poder. Norberto Bobbio, em seu texto “O significado da política” apresenta três importantes definições de três grandes pensadores:
Hobbes: “algo que se baseia nos meios para obter alguma vantagem”; Russel: “conjunto de meios que permite obter os efeitos desejados”; Weber: “Poder é uma relação entre homens onde impõe ao outro sua vantagem e lhe determina, mesmo contra a vontade, o comportamento”.
Agora, sim poderá ser possível a apresentação da tipologia moderna de poder. Bobbio (idem) aponta três grandes classes de formas do poder moderno, o poder econômico (fundamentado no dinheiro), o poder ideológico (fundamentado no conhecimento) e, o poder político (fundamentado na força).
Podemos analisar que, essas três formas de poder se fundamentam na sociedade capitalista onde, a economia é fator essencial para a estruturação e perpetuação desse sistema social; interligado a este, está o poder ideológico no qual, predomina o saber, sendo essencial para o desenvolvimento intelectual e científico de toda uma nação e, por fim, há o poder político, no qual este, possui como instituição fundamental, o Estado (devendo este, organizar um determinado município, estado, país ou nação, zelando pelo sua ordem e também, pelo avanço) no qual, todos os deveres e poderes se interligam sendo que, necessariamente um depende do outro para se fortalecer socialmente, atendendo sempre cada qual ao seu interesse.
2. Destaque no documento da UNESCO (2007) os desafios mundiais para a educação.
R.: Dentro dos desafios mundiais à serem cumpridos em 2015 da UNESCO, temos os da educação, nos quais são:
• Atingir o ensino básico universal e,
• Eliminar a