Legislação ambiental
Micro e Pequenas Empresas no Estado de São Paulo e a
5
Nestes últimos anos, à frente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de S. Paulo, tenho testemunhado o esforço de nossos empresários para transformar seus empreendimentos industriais e avançar ainda mais em direção à tão almejada sustentabilidade sócio-ambiental.
As nossas entidades têm buscado mobilizar todos os agentes que atuam no universo das questões ambientais, buscando a sua plena compreensão das complexidades do setor industrial. Somente uma articulação desse tipo poderá assegurar às gerações futuras tudo aquilo que, por antecipação, a elas devemos.
As transformações geradas pela vertiginosa evolução tecnológica fazem-se rapidamente sentir no cotidiano das pessoas, mas poucos têm a percepção da ativa presença da indústria, nas tarefas mais rotineiras ou nas atividades mais complexas. É difícil – mas certamente possível resolver a aparente dicotomia entre produzir os bens destinados às necessidades humanas e confrontar os males da exploração dos recursos naturais do planeta.
Felizmente, já estamos percebendo em São Paulo os resultados positivos desse trabalho solidário e pró-ativo que tem caracterizado a atuação de nossas entidades e de todos os seus parceiros – empresários, executivos, especialistas, professores, membros de ONGs, funcionários do governo, promotores, juizes, parlamentares, jornalistas, entre muitos outros.
Essa nova edição da Cartilha de Legislação Ambiental, editada pela
Fiesp/Ciesp, é mais uma prova concreta da direção ética que nos propusemos nesse campo - cientes de nossos problemas e, ao mesmo tempo, também zelosos de nossas responsabilidades.
Horacio Lafer Piva
Presidente da Fiesp/Ciesp
Micro e Pequenas Empresas no Estado de São Paulo e a Legislação Ambiental
7
A Fiesp/Ciesp, sabedora da dificuldade que o setor industrial enfrenta para entender e atender ao complexo sistema legislativo ambiental, solicitou ao