legislaçao medicina veterinaria
A quantidade de gorduras e de proteínas do leite de cabra são semelhantes ao do leite de vaca, a diferença está na qualidade destes nutrientes. O tamanho das partículas de gordura no leite caprino é menor, facilitando o processo de digestão. E mais: não possuem aglutinina substância presente no leite de vaca que une as partículas gordurosas, formando um coalho mais difícil de digerir. A digestão e a absorção do leite de cabra é duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, por isso, é indicado para crianças e idosos desnutridos. Na gordura do leite de cabra é encontrado duas vezes mais os ácidos capróico, caprílico e cáprico, que são indicados para os pacientes em tratamento da síndrome de má-absorção de alimentos e nos distúrbios intestinais.
Para completar o leite de cabra tem 20% menos colesterol quando comparado ao de vaca. Outro benefício do leite de cabra é estimular a produção de insulina, o hormônio responsável pela entrada de açúcar dentro da célula, e para a produção de energia, graças a presença de substâncias bio-ativas, o IGF-1.
E as proteínas? A quantidade encontrada no leite de cabra e no de vaca é a mesma, mas existe uma grande diferença na composição delas. Por isso, na presença de alergia à proteína do leite de vaca, o de cabra é o mais indicado. Composição média nutricional do leite de vaca e de cabra (100 ml).
Nutriente
Leite de vaca
Leite de cabra
Energia
63 calorias
65 calorias
Proteínas
3,2 g
3,4 g
Carboidratos
4,8 g
4,4 g
Gordura
3,5 g
3,8 g
Colesterol
14 mg
11 mg
Fósforo
93 mg
111 mg
Potássio
152 mg
204 mg
Magnésio
13 mg
14 mg
Cálcio
119 mg
134