Legalização de Drogas
1) Escolha: O tema escolhido foi a legalização de drogas.
2) Motivação: Hoje em dia, com algumas exceções, as drogas ficaram com um fácil acesso pela população, e diga-se que se criou uma cultura em torno delas (em suma maioria unida com a música, cada uma com um estilo). Visto a política anti-drogas criadas pelos Estados Unidos onde se começou o repúdio a drogas, colocando uma fama que pode ser verdade em certos aspectos, mas em outros usando-se de argumentos falsos. Parte da minha motivação para este tópico veio da hipocrisia imposta pela sociedade, onde existem as drogas licitas como cigarro que por sua vez vicia facilmente (a taxa de vicio com o cigarro é cerca de 90% e com a maconha por exemplo é de apenas 10%) e alcool, que é comprovada cientificamente a droga mais prejudicial.
3) Direitos Envolvidos: Não consegui achar algo direto quanto à liberdade de escolha do cidadão quanto ao seu ato e que não afetasse o outro, o que seria um direito já que por exemplo fazendo o uso de drogas em sua casa, sem causar incomodo a outras pessoas não haveria problema.
4) Argumentos Favoráveis: O mercado de drogas é comandado pela demanda e milhões de pessoas demandam drogas atualmente ilegais. Se a produção, suprimento e uso de algumas drogas são criminalizados, cria-se um vazio que é preenchido pelo crime organizado. Os lucros neste mercado são de bilhões de dólares. A legalização força o crime organizado a sair do comércio de drogas, acaba com sua renda e permite-nos regular e controlar o mercado (isto é prescrever, licenciar, controle de venda a menores, regulação de propaganda, etc..). O preço de drogas ilegais é determinado por um mercado de alta demanda e não regulado. Usar drogas ilegais é muito caro. Isto significa que alguns usuários dependentes recorrem ao roubo para conseguir dinheiro (corresponde a 50% do crime contra a propriedade na Inglaterra e é estimado em 5 bilhões de dólares por ano). A maioria da violência associada com o negócio