LECLERC
3 EIXOS DE DISCURSO:
EIXO VERTICAL – discursos culturais
Vem do Estado, das empresas, da Igreja, das Instituições Sociais. É coercitivo, é cultural, reproduzindo enunciados antigos e certificados ou inovadores, a partir de pesquisas (estudo dos Blackblocks). Ele vem de cima para baixo e é imposto na sociedade. Ex: quando você cresce, você é influenciado e afetado por uma série de discursos que são impostos a você.
EIXO HORIZONTAL – discursos sociais (tipografia)
Ocorre num plano horizontal, na ordem relacional, são as trocas diárias entre a sociedade, as comunicações que circulam.
EIXO TRANSVERSAL – discursos informacionais (mídia)
São os meios de comunicação em massa. Eles aceleram tanto a influencia dos verticais, quanto na divulgação e na extensão dos horizontais. É uma pressão à opinião pública, a população está sendo influenciada, por uma briga ideológica dos discursos, o tempo todo.
Na ausência de barreiras técnicas (analfabetismo, atraso tecnologico, baixo indice de escolaridade) ou institucionais (proibição de empresas ou instituições sociais), o discurso circula livremente, alterando ou nao a Opiniao Publica.
TIPOGRAFIA E REVOLUÇÃO
A Tipografia permitiu um contato maior da população com os textos sagrados, deixando assim, de depender da mediação das missas dos padres para ler o que estava escrito em latim, cada um passou a ler a sua própria Bíblia. Quando isso acontece, o controle do discurso escapa das mãos da Igreja Católica e as protestantes começam a aparecer.A partir do contato pessoal com os textos sagrados, os cristãos começaram a ter novas interpretações, gerando novas igrejas. Foi uma grande transformação na situação do discurso que antes era único, vertical e que agora se tornou 2, 3, 4.. (espiritismo, candomblé..). A tipografia rompeu a barreira tecnica. A influência no plano horizontal se dinamizou.
Do século XVI em diante, a opinião pública na Idade Média, que era totalmente a favor do discurso vertical, com a tipografia