resenha jacobinos negros
CAMPUS XIV
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Componente Curricular: História da América ll
Curso: Licenciatura em História
Docente: Rogério Souza Silva
Discente: Waldeney de Oliveira Brito
Resenha crítica
Conceição do Coité
2014.1
JAMES, Cyril Lional robert. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos. São Paulo: Boitempo, 2000.
Resumo
Os jacobinos negros traz a história de São Domingos e de um dos precursores de maior representatividade e que deu inicio na luta pela liberdade dos escravos. Toussaint L’Ouverture um ex-escravo que se tornou um líder na Revolução de São Domingos em busca da liberdade de seu povo. O autor fez um trabalho minucioso com relação à escravidão na colônia de São Domingos, onde a sua riqueza era cobiçada por três países que disputaram através de muita luta para conquistar o controle da colônia, ou seja, a França, Inglaterra e Espanha.
Palavras-chaves: São domingos. Escravos. Liberdade. Colônia. Revolução. Escravidão.
Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos
Cyril Lionel Robert James (1901-1989) nasceu em Trinidad e Tobago, na época uma colônia britânica. Foi professor, autor de ficção e teórico marxista. Foi militante em vários grupos socialistas, dos movimentos anticolonialista e do nacionalismo africano contra o imperialismo europeu no Caribe e na África, participando ativamente da revolução no Gana. Mudou-se para os Estados Unidos em 1938, onde participou da luta por igualdade racial. Era professor na Universidade de Columbia (EUA) e autor de vários livros de teoria marxista, e também de política no Caribe e na África.
O livro de James traz uma análise dos acontecimentos em São Domingos:
(...)“O autor procurou não apenas analisar, mas demonstrar, em seu movimento, as forças econômicas da época; a forma como moldam, na sociedade, na política e nos homens, tanto os indivíduos como as