Leasing e hedge
Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos de Leasing e Hedge, termos financeiros em destaque no mercado atualmente.
É notável hoje em dia a necessidade das empresas em adotar estratégias coordenadas, que viabilizem as resoluções dos problemas e alcançar os objetivos.
Os dois temas de estudo deste trabalho podem ajudar nesse sentido. O Leasing como uma forma intermediária entre a compra e venda de bens, de forma mais flexível e acessível. E também o Hedge, representando uma operação de proteção aos investidores.
Conheceremos melhor os conceitos nos capítulos a seguir.
1. Leasing
1.1 Origem
As origens do arrendamento mercantil podem ser encontradas na história do Direito e da Economia de muitos povos. Podemos encontrar as primeiras formas de arrendamento nas legislações de povos antigos, em que se distinguiam a propriedade do uso,a exemplo, se comparadas, das operações de leasing realizadas nos dias de hoje
Na antiguidade, as operações já apresentavam várias facetas quanto à separação entre propriedade gozo e a propriedade sob a forma de empresa, que é desenvolvida no Direito privado contemporâneo.
Existem registros históricos de atividades onde o governo concedia arrendamentos de minas, ou até mesmo no Império Romano onde os nobres tinham o hábito de repartir o uso suas terras para que elas pudessem ser exploradas, porém mantinham o controle sobre elas. O modelo Romano foi seguido pelo sistema feudal da Inglaterra, onde Reis reclamavam propriedade de todas as terras. Esses antigos modelos de arrendamento que contemplam o uso e domínio útil, aproximam-se de uma operação de Leasing. Porém não se pode afirmar que era uma operação de arrendamento como conhecemos hoje em dia. Não havia acordo de pagamento ou de compra e venda da terra.
O arrendamento ocorreu também no Brasil já na Idade Moderna, caracterizado pela exploração do pau-Brasil, monopólio real que os particulares exploravam mediante arrendamento e