A importância da sociologia no curso de direito
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPONIAS-2012
Estudar Direito não é somente aprender as normas que regem nossa sociedade é também aprender a pensar e agir de um modo diferente e que não fira ou cause transtornos à ordem social.
O estudante de Direito, bem como o profissional em exercício, deve se aprofundar nos estudos das relações sociais para que possa ter uma visão e ação além da questão meramente jurídica.
Direito é uma ciência que se está diretamente relacionada com a sociedade, e como ciência social o centro de seu estudo é o ser humano e suas relações sociais. Por isso, deve ser estudado com muito cuidado, pois o comportamento humano é diferente em cada ser humano e impactado pelo meio em que vivem, a sua religião, seus costumes, seus interesses, o tempo em que vivem ou que o fato ocorreu, sua história de vida, entre outras coisas.
Um estudo mais aprofundado da sociologia nos permite identificar, isolar e estudar os pontos que afetam o comportamento humano, e desta forma contribuir para o melhor entendimento de uma norma ou mesmo para mostrar os caminhos de transformação e mudanças sociais necessárias na sociedade em que vivemos à luz das novas tendências e costumes dos seus integrantes.
O estudo da sociologia também aguça no estudante e no profissional de Direito a habilidade de análise e questionamento crítico da situação em questão, podendo esta ser desde um movimento de transformação até um simples caso de defesa dos interesses de um cliente. Esta habilidade irá permitir que alguns fatos, anteriormente considerados e aceitos como óbvios, possam ser encarados sobre uma nova óptica e se tornarem fatos decisivos nos argumentos e decisões de como proceder com a defesa do fato.
Resumindo, a sociologia é importante para o estudo de Direito, pois permite que a realidade social apresentada com a roupagem que interessa às classes dominantes seja desnudada para permitir uma análise crítica das relações