Leandro
A cinemática escalar considera apenas o aspecto escalar das grandezas físicas envolvidas.
Ex. A grandeza física velocidade não pode ser definida apenas por seu valor numérico e por sua unidade (km/h ou m/s). Para que se conheça plenamente o movimento de um móvel, deve-se saber a direção de seu deslocamento, o sentido e, é claro, a intensidade ou valor numérico dessa velocidade.
Grandezas físicas que dependem de intensidade, direção e sentido, são denominadas grandezas vetoriais.
A Cinemática escalar preocupa-se apenas com a intensidade dessas grandezas.
Movimento e Repouso
Movimento e repouso são definições relativas.
Diz-se que um corpo está em movimento, quando sua distância em relação a um referencial varia em função do tempo. Se isto não acontecer, o corpo estará em repouso em relação ao referencial.
Exemplo: Admita que você está viajando com um amigo em um carro a 80km/h. Você certamente estará em movimento, se o referencial escolhido for a estrada. Porém, se o referencial for o seu carro, você estará em repouso em relação a ele.
Velocidade escalar média
É o quociente entre o espaço percorrido (DS) pelo intervalo de tempo (Dt) correspondente ou seja, a Velocidade escalar média é definida como sendo o quociente do espaço percorrido num determinado intervalo de tempo. vm = ΔS/Δt ou vm = DS/DT
Vm = velocidade escalar média (m/s).
DS = variação de posição (m).
Dt = variação de tempo (s).
S0 = Posição inicial (m).
S = Posição final (m).
t0 = instante inicial (s).
t = instante final (s).
A unidade de velocidade no Sistema Internacional de Unidades é o metro por segundo (m/s). Outra unidade muito usada é o quilômetro por hora (km/h).
Para converter de m/s para km/h: multiplique o valor em m/s por 3,6.
Ex. 1m/s x 3,6 = 3,6 km/h.
Observações:
- Se o ponto material se movimentar no sentido positivo da trajetória, o sinal da velocidade será positivo, caracterizando um movimento progressivo.
- Se o