Plano cruzado
Entendemos como plano cruzado, a maneira do governo de tentar estabilizar a economia brasileira, tendo como objetivo acabar com a inflação , e elevar a renda dos assalariados para , para uma vida social acessível.Várias tentativas foram feitas ao combate à inflação , uma delas foi o excesso de consumo por parte da sociedade. No entanto, mesmo com o consumo exagerado , o plano dava indícios que iria dar certo, houve uma redução considerável dos depósitos nas cadernetas de poupança desviado para o consumo . Devido a este fato, o governo acabou falhando nas distribuições dos recursos , assim tornando o plano cruzado um fracasso trazendo a inflação , instabilidade econômica, desvalorização salarial e o congelamento dos preços.
Plano Bresser
Tentando tomar medidas contrárias do plano cruzado , o plano Bresser tinha o objetivo de tentar alcançar inflação zero, e ainda conviver com as taxas inflacionárias mais reduzidas. Portanto o plano por sua vez não atingiu seus objetivos , causando novamente o fracasso. Devido ao resultado negativo do plano anterior , alguns fatores contribuíram para seu fracasso como a confiança da população que não apoiava o governo , e o congelamento dos preços e dos salários .
Plano Verão O Presidente José Sarney, na sua última tentativa para salvar a economia do país , buscou deter a inflação do déficit público . No Plano Verão, a moeda mudou de cruzado para cruzado novo equivalente a mil cruzados. Na tentativa de conter a inflação de forma ilusória o objetivo do governo em congelar os preços não sabia que já existia uma inflação camuflada .O Plano Verão fracassou ,não obtendo nenhum resultado positivo . O déficit público aumentou e a inflação acelerou de forma meteórica. Os Planos Cruzado, Bresser e Verão em suas tentativas frustradas , provocaram um grande caos na economia , causando uma grande crise .
Plano Collor I e II