Lean
INTRODUÇÃO
Produção “Enxuta” ( do original em inglês, “lean”) é um termo cunhado no final dos anos 80 para definir um sistema de produção mais eficiente, flexível, ágil e inovador do que a produção em massa;
A produção enxuta é uma “continuação” das ideias fordistas onde herdam questões como a linha de produção, integrando novos conceitos as mesmas. Tendo como principal pilar o sistema Just in Time, que consiste na administração da produção, determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata para reduzir estoques e os custos decorrentes; assim, gerando uma produção e qualidade maior com um custo menor.
DESENVOLVIMENTO
ORIGEM
O Sistema de Produção Enxuta surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa.
PRINCIPIOS
O principio da produção em massa de Taylor e Ford era reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produção elevados. No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto; enquanto no sistema de produção enxuta, os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos.
FUNCIONAMENTO
Como um dos valores exigidos pela produção enxuta seria a qualidade dos produtos fabricados, foi idealizado um modo diferente de inspeção ao fordismo. A inspeção passou a ser administrada e executada durante e no final do processo, ou seja, na ocorrência de algum problema a produção era interrompida no ponto específico da falha, dando origem, assim, ao CCQ (Centro de Controle de Qualidade) que tem como principal função reunir pessoas ligadas a certo problema afim de detectar as causas do mesmo mediante o emprego de