Lean e six sigma
CURSO ADMINISTRAÇÃO
LEAN E SIX SIGMA
JACAREÍ
2013
ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA DA PRODUÇÃO
LEAN E SIX SIGMA
JACAREÍ
2013
A globalização iniciada nos anos 90 gerou grandes mudanças no planeta, ocasionando alterações na vida sócio-econômica das nações. Com um cenário de alta competitividade no mundo empresarial, aumento da concorrência e surgimento de clientes mais exigentes e criteriosos as empresas tiveram que se adequar a nova realidade. Cria-se então novos métodos para a adequação do novo mercado, entre eles observamos o Lean e o Six Sigma.
FATESF – FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO FRANCISO
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 4
2 – SIX SIGMA 5 2.1 CONCEITOS BÁSICOS DO SIX SIGMA 6 2.2 METODOS DO SEIS SIGMA 7 2.3 EQUIPE SEIS SIGMA 8
3. MÉTODO LEAN 12 3.1 PRINCÍPIOS DO LEAN 13
4. COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS 15
5. CONCLUSÃO 17
6. REFERÊNCIAS 18
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos métodos Lean e Six Sigma, explorando a eficiência e eficácia dos mesmos. A empregabilidade desses métodos será verificada através do estudo dos pontos negativos e positivos dos respectivos mecanismos .
2 – SIX SIGMA De acordo com Maria Esmeralda (Gestão de Qualidade, Produção e Operações 2012, p. 307), Six Sigma ou Seis Sigma é um método que busca qualidade e perfeição no processo de produção da empresas. Entre as várias definições do método encontramos a de Rotondaro (2002, p.18), onde ele afirma que se trata de um “processo que permite ás organizações incrementar seus lucros por meio da otimização das operações, melhoria da qualidade e eliminação de defeitos, falhas e erros”.
O Seis Sigma se originou na Motorola, quando em 1979, Art Sundy diretor da área de rádios bidirecionais da empresa afirmou: “a qualidade da Motorola é nojenta”. Nessa época a Motorola destinava de 5 a 20% de seu investimentos na correção de seus produtos, quantia equivalente a