LEAN MANUFACTURING NOS DIVERSOS SISTEMAS PRODUTIVOS
Sorocaba/SP
2014
SUMÁRIO
1. iNTRODUÇÃO.................................................................................3
1.1 JUSTIFICATIVA..............................................................................3
1.2 OBJETIVO.......................................................................................4
1.3 Lean manufacturing..............................................................4
1.4 principais ferramentas........................................................6
1. Introdução Com o processo de globalização em curso, o mercado mundial se tornou ainda mais competitivo, exigindo a redução de custos e melhores níveis de produtividade e qualidade, entre outras necessidades. Tudo isto, sem prejudicar a saúde e a segurança dos trabalhadores. O desafio da sobrevivência das organizações, aliado à competitividade e à agilidade tecnológica, fez emergir novas técnicas gerenciais, as quais buscam manter as organizações em um cenário constante de mudanças, desenvolvendo sistemas administrativos eficientemente ágeis e suficientemente fortes para os padrões estabelecidos pela nova formação econômica da sociedade. A globalização da economia e o surgimento rápido e contínuo de novas tecnologias impõem-se como forma de mobilizar as organizações para a obtenção do grau máximo de competitividade, modernidade e qualidade, de modo a assegurarem sua sobrevivência e o seu crescimento.
Diante do descrito acima, se enquadra o conceito de Lean manufacturing ou Manufatura Enxuta. O princípio básico desta filosofia é combinar novas técnicas gerenciais com máquinas cada vez mais sofisticadas para produzir mais com menos recursos e menos mão de obra.
1.1 justificativa
Atualmente, as empresas para sobreviverem e se manterem competitivas, elas precisam de um sistema organizacional efetivo. Diante disso, escolheu-se o Lean Manufacturing (ou Manufatura Enxuta), sistema cujo