Lean Construction, Princípios e Práticas.
Adriana Silva Santos
RESUMO
Devido as mudanças na indústria da construção civil, tanto legislativa quanto política, trouxeram competitividade e novas tecnologias para o mercado além de teorias de planejamento, voltada para melhoria dos processos e custo de obra. Neste sentido os princípios lean construction trazem como base a redução ou a nulidade do desperdício, otimização de processos e valorização das atividades vinculadas a satisfação do cliente. Alguns serviços geram novas técnicas, com a finalidade de otimizar o tempo, que esta ligado diretamente ao custo da obra. O comparativo da antiga metodologia e o novo pensamento lean, demonstra os pontos fracos em obras convencionais: a logística, os desperdícios de âmbitos diferentes, o não gerenciamento da produtividades, o descontrole dos indicies e fluxos de serviço.
Palavras-Chaves: Competitividade, Lean Construction, Redução de desperdícios, Valorização das Atividades e Satisfação do Cliente.
1. INTRODUÇÃO
Esse artigo traz como objetivo divulgar a nova filosofia Lean Construction e seus princípios para os alunos de engenharia e ou profissionais da área. Através deste, exemplificar cada um dos princípios que norteiam a visão lean de trabalhar, explicar cada principio e suas consequências para obra, além de identificar os princípios no setor de planejamento, buscando conhecimento na área de engenharia onde essa filosofia é praticada.
Com a rotina em obras, e na observância de alguns problemas repetitivos, além de grande desperdício de material e tempo, veio à procura por soluções funcionais e permanentes. Essa busca resultou numa pesquisa feita em sala de aula por um grupo de alunos da Universidade Salvador, na disciplina Técnicas Construtivas, ministrada em 2010 pelo professor Wellington Moraes, hoje orientador deste trabalho.
No primeiro momento foi basicamente curiosidade, depois disso veio