Ldb - educação infanil
Educação Infantil
Kellen Florencio Crestani
Profa. Daiane Modelski
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura / Pedagogia (PED 0581) – Psicologia Geral e do Desenvolvimento
23/06/12
RESUMO
O texto trata sobre o lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula. Foi possível mostrar quanto o lúdico é indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças. A partir disso, mostremos a importância do lúdico e como ele, os jogos, os brinquedos podem ser tão importantes para a aprendizagem das crianças. Sobre o processo de desenvolvimento infantil que deve ser de forma critica criativa e consistente, pois o papel que a criança ocupa na sociedade, decorre do contexto histórico social e ideológico. A escola deve utilizar os conhecimentos e habilidades que a criança traz do seu grupo social. Daí o novo conhecimento será realizado a partir das trocas significativas entre o dialeto escolar e o dialeto popular.
Palavras – chave: Brincadeiras; Jogos; Família; Escola; Comunidade.
1 INTRODUÇÃO
A Lei nº 9.394/96 trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB – foi sancionado pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso na data de 20 de dezembro de 1996, e publicada no Diário Oficial em 23 de dezembro do mesmo ano.
A LDB é uma lei que foi ventilada e discutida pelos setores da educação desde 1971 e que, depois de mais de duas décadas, em 1996, finalmente pode integrar o ordenamento jurídico e institucional.
Em 1988, pelos corredores do Congresso Nacional em Brasília, começou a articulação de um projeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tratava-se do projeto apresentado pelo Deputado Federal Otávio Elízio (PSDB/MG) cujo relator era Jorge Hage (PDT/BA). Tal projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 13 de setembro de 1993, depois de receber 1.263 emendas. A nova LDB, modificada pelas emendas, apresentava 298 artigos e foi remetido ao Senado Federal para