Estudo sobre políticas públicas
CURSO: TECNOLOGIA EM MARKETING
Bruna Fernanda de Oliveira Monica Piai Monik Baptista
Projeto Integrado III
ESTUDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS:
Educação, Habitação, Saneamento, Saúde, Segurança, Defesa, Desenvolvimento Sustentável. Democracia.
São Paulo / SP 2012
2
FMU COMPLEXO EDUCACIONAL FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
TECNOLOGIA EM MARKETING
Trabalho apresentado durante curso de Tecnologia em Marketing da FMU Faculdades Metropolitanas Unidas São Paulo SP, como requisito para obtenção de crédito no curso de Marketing do Modulo III.
Professor Orientador: Genival de Souza
São Paulo / SP 2012
3
SUMÁRIO
AGRADECIMENTOS
INTRODUÇÃO
CONCLUSÃO
4
1
DEMOCRACIA NO BRASIL
Há mais de 20 anos, em março de 1985, os civis voltaram a exercer o poder no Brasil, depois de uma longa ditadura militar. O retorno do governo civil é um dos marcos da redemocratização do país, seguido pela promulgação de uma nova Constituição, em 1988, e da eleição direta para a presidência da República, em 1989. Para as ciências sociais, assim como para a mídia, para os políticos e para o próprio senso comum, nós hoje vivemos numa democracia. De acordo com a etimologia da palavra, “democracia” quer dizer “governo do povo”. Herdamos não só a palavra, mas a própria ideia de democracia, da Grécia antiga. Lá, nos séculos V e IV antes de nossa era, floresceu um regime de governo no qual as decisões políticas eram tomadas pelo conjunto dos cidadãos, reunidos em assembleia. O “governo do povo” tinha, então, um sentido bastante literal: cada cidadão participava diretamente das decisões de governo. Os cargos públicos permanentes eram, em geral, preenchidos por sorteio.
Hoje, tal forma de organização política é considerada inviável. Entre os problemas, que em geral são apontados, está o tamanho dos Estados nacionais contemporâneos e de suas populações: não dá para reunir todo mundo numa assembleia. Além disso, as