Lazer e Recrea o
Jogos Cooperativos
Origem
Segundo Orlick (1989) os jogos cooperativos surgiram há milhares de anos quando membros de comunidades tribais se reuniam ao redor da fogueira para celebrar a vida.
Terry Orlick, canadense, doutor em psicologia, docente e pesquisador da Universidade de Otawa, é a mais importante referência quando o assunto é jogos cooperativos. Jogos nos quais todos os participantes cooperam, vencem e nem um deles perdem, Terry Orlick (1978)
No Brasil, Fábio Brotto introduziu os jogos cooperativos e criou junto com Gisela Sartori Franco, sua esposa em
1992, o Projeto cooperação – comunidade de serviços, dedicada à difusão dos jogos cooperativos e da ética da cooperação, por meio de oficinas, palestras, eventos, publicações e produção de materiais didáticos.
Jogos Cooperativos é estimular o despertar desta visão de múltiplas possibilidades e aperfeiçoar o exercício da escolha pessoal, com responsabilidade grupal. (Brotto:1999)
O que são jogos cooperativos
São atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutuamente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo.
Valores educativos dos jogos cooperativos: Construção de uma relação social
sustentável
A empatia
A cooperação
A comunicação
A participação
Orlick, classifica o Jogo
Cooperativo em categorias
O Jogo Cooperativo sem perdedores.
(Nesses jogos normalmente não se tem perdedores, todas as pessoas jogam juntas para superar um desafio comum)
Jogos de resultado Coletivo.
Jogo de inversão.
Jogos Semicooperativos.
Jogos Cooperativos de Resultado Coletivo
São formadas duas ou mais equipes que incorporam o conceito de trabalho coletivo por um objetivo ou resultado comum à todos, sem que haja competição entre os times que necessitam de alto grau de cooperação entre si, assim como, cooperar coletivamente com os