Lazer E Recrea O
Educação Física Bacharelado
PÃO E CIRCO
Sérvio Antônio Bucioli
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS
2014
Descrição da atividade
Como esclarece Veyne (2002, p. 41), em Roma, “todo homem público fazia carreira pelo pão e pelo circo”. O pão era a base da alimentação em Roma, geralmente produzido em casa, pelas mulheres. O Império cresceu à custa do pão: os romanos construíram com maestria aquedutos e cisternas, com os quais aproveitavam a água das chuvas, transformando tudo em produtividade e riqueza. Porém, a queda de Roma deveu-se igualmente ao pão, ou melhor, à falta de pão para o povo (JACOB, 2003).
Da mesma maneira que em terra grega, os concursos atléticos e os jogos foram grandes acontecimentos. Em Roma e em todas as cidades do Império, foram os grandes espetáculos públicos que chamavam (ou desviam) a atenção dos cidadãos: tratava-se do circo, representado por algumas das práticas culturais que marcaram essa civilização.
Diante dessas afirmações, elabore um texto de 20 a 30 linhas abordando qual relação o
“pão e o circo” romano pode estabelecer com o lazer na sociedade atual.
Essa política do “Pão e Circo” que foi adotada por Roma e usada ate hoje por alguns países, principalmente os mais pobres. Para demonstrar isso irei compara o Brasil com Roma no período imperial.
As semelhanças são muitas como desemprego, fome, analfabetismo, corrupção dos políticos, falta de moradia, sistema de saúde bem precário, falta segurança publica, entre outros. Para mascarar esses problemas foi adotada essa política do pão e circo, em Roma eram distribuídos o pão e o trigo para amenizar a fome, também eram realizados jogos, lutas em arenas com gladiadores e festas. No Brasil nos temos como o “Pão” a famosa bolsa família, auxilio escola, seguro desemprego entre muitos outros. Para representar o “Circo” nos temos os jogos de Futebol, Carnaval, Rodeios, etc.
Esses artifícios são usados para que as pessoas esqueçam