Lavra de minas
Movimentar materiais é uma tarefa que demanda grande esforço. A utilização de equipamentos adequados para cada tipo de material a ser transportado pode contribuir para uma melhor execução desta tarefa. Cada vez mais, novos equipamentos, mais modernos e sofisticados, são introduzidos no mercado, e a escolha do melhor equipamento depende de muitas variáveis, como o custo de aquisição e custo operacional, o produto a ser manuseada, a necessidade ou não de mão de obra especializada, espaço disponível, entre outros.
A)Componentes de Transportadores de Correias
1 – Roletes- É um conjunto de rolos geralmente cilíndricos instalados sobre um suporte de sustentação ou encaixe. São capazes de realizar livre rotação em torno de seu eixo, e são utilizados como meio sobre onde a correia transportadora irá deslizar.
Normalmente são divididos em nove tipos:
a) Rolete de carga – Conjunto de rolos no qual se apóia a parte carregada com material ou minério da correia transportadora.
b) Rolete de retorno – Conjunto de rolos no qual se apóia a parte sem carga da correia.
c) Rolete de impacto – Conjunto de rolos localizados no ponto onde a correia irá receber a carga, cuja finalidade é a de absorver choques resultantes do impacto do material sobre a correia.
d) Roletes auto-alinhadores – Conjunto de rolos destinados a limitar o deslocamento lateral da correia evitando que a mesma se choque com as estruturas laterais do sistema e venha a sofrer danos, são dotados de mecanismo pivotado, utilizados tanto no utilizados tanto no trecho da carga quanto no trecho de retorno da correia.
e) Rolete de transição – Conjunto de roletes localizados no trecho da carga próximo aos tambores da cauda e da cabeça da correia, normalmente com uma variação do ângulo de inclinação dos rolos laterais para sustentar, guiar e auxiliar a transição da correia entre os roletes e tambor.
f) Roletes planos de anéis – estes roletes são utilizados no retorno do transportador,