TRABALHO DE OPERA O E LAVRA DE MINA
Por: Elis Rose Rodrigues
Método de Lavra “Câmaras e Pilares” e sua aplicação
SUMÁRIO
1.0 – INTRODUÇÃO....................................................................................................04
2.0 – OBJETIVO............................................................................................................04
3.0 – DADOS TÉCNICOS.............................................................................................05
4.0 – DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO..............................................................05
S.M.E. Mining Engineering Handbook , Hartman, H. L., 1992, Society for Mining, Metallurgy
1.0- INTRODUÇÃO
O método de Câmaras e Pilares
No método de desmonte por câmaras e pilares, o minério é escavado o mais amplamente possível, deixando-se apenas pilares para suportar o teto e as paredes. Nestas circunstâncias, as dimensões das câmaras e dos pilares dependem da resistência à compressão do minério e das paredes, do tamanho do corpo mineralizado e da pressão litostática existente no local. Os pilares encontram-se normalmente distribuídos regularmente, podendo ter secção circular ou retangular. Por vezes opta-se por paredes espessas situadas entre frentes de trabalho. O minério existente nos pilares pode ocasionalmente ser extraído na fase de abandono do local (ex. alguns níveis da Mina da Panasqueira), porém como regra geral é considerado perdido.
Este método de desmonte é aconselhado e conveniente principalmente quando o corpo de minério se encontra numa posição bastante próxima da horizontal. O depósito mineral deve ter uma espessura mínima conveniente, e tanto o minério quanto as massas de rocha adjacente necessitam de ter elevada resistência à compressão. Este método é freqüentemente utilizado em minerais não metálicos como carvão, calcário, sal, potássio, etc.
Figura 01: Ilustração do