Lavra de Mina
4 Descrição do processo de lavra em minas a céu aberto
Neste capítulo, serão apresentados conceitos gerais relacionados ao processo de lavra em minas a céu aberto, assim como uma descrição do funcionamento geral da mineração em estudo, considerando os parâmetros mais representativos.
4.1. Introdução ao processo de lavra em minas a céu aberto
Segundo Chaves (1996) apud Wellington (2007), o objetivo da atividade mineradora é descobrir os recursos existentes, transportar o material extraído da
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712516/CA
jazida por meio de operações de lavra (a céu aberto ou subterrâneo) até diferentes pontos de descarga e colocar esse bem mineral em condições de ser utilizado pela indústria através das operações de beneficiamento de minérios.
4.1.1. Projeto de lavra de uma mina a céu aberto
Segundo Pinto (1999), diversos fatores devem ser considerados para avaliar corretamente as reservas minerais, entre os quais vale ressaltar:
• Determinação dos métodos de lavra e tratamento do minério;
• Auxílio na determinação da seqüência de lavra e desenvolvimento da mina; • Determinação do ritmo de produção e vida útil da mina;
• Determinação dos diversos custos envolvidos no projeto.
Os métodos de avaliação das reservas minerais podem ser divididos em três tipos básicos: métodos convencionais, estatísticos e geoestatísticos. Desses três, os métodos geoestatísticos são os mais utilizados para avaliação dos depósitos minerais, por levarem em conta os aspectos estruturais e considerar a aleatoriedade característica das formações mineralizadas.
Uma vez realizada a avaliação do depósito mineral, a jazida mineral é dividida em blocos geológicos e dessa forma é montada a base de dados geológicos da jazida. Após esta etapa, pode-se então proceder à elaboração de seu projeto de lavra.
47
Na elaboração do projeto de lavra, faz-se um estudo para o dimensionamento dos equipamentos e instalações que irão operar na mina,