Lavagem de mãos
Introdução
4
Higienização de mãos
5-7
Considerações Finais
9
Referencia Bibliográfica
10
Introdução
Lavar as mãos é um ato pequeno, mas muito importante para a saúde das pessoas, e fundamental para o nosso dia-a-dia. O ato de lavar as mãos pode ser o maior remédio de prevenção para muitas doenças, pois elas estando em contato com tudo ao nosso redor acaba sendo perfeitos “ninhos” para as bactérias se proliferarem.
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória.A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele
É básico a todo ser humano, principalmente como ato de educação, em fase de crescimento as recomendações de higiene. Entre elas a obrigação de lavar as mãos após o usar o banheiro, após espirrar, tossir, ao chegar em casa, após mexer em dinheiro e antes das refeições, etc..
Mas, o hábito de lavar as mãos serve também, ou principalmente, para evitar a transmissão de doenças. Haja visto, que num passado recente, no país foi muito divulgado por causa da Pandemia da Gripe Suína, a recomendação da lavagem das mãos como um meio de evitar contágio do H1N1.
Higienização de Mãos
O processo de Higienização de Mãos se refere à ação de lavar as mãos, podendo ser somente com água e sabão comum, ou com água, sabão e anti-séptico. Ou