Laudo
Cliente: USINA SANTA VITÓRIA AÇUCAR E ALCOOL
Local da vistoria: ALOJAMENTO BAIRRO BRASIL
Data das medições: 22/11/2012
Endereço: Av. Ambrosina Ana de Jesus, 377 – Santa Vitória/MG
Classificação das instalações: Alojamento de funcionários
Finalidades
O presente documento tem a finalidade de atestar os valores de medição efetuada nas malhas de aterramento dos SPDA´s executados pela empresa Hidrosam nas instalações dos Container instalados no Canteiro de Obras do Condomínio Cyrela na cidade de Uberlândia/MG
Descrição da vistoria no aterramento:
1) – Tipo do SPDA:
O SPDA construído no local é do tipo “Gaiola de Faraday” executado em cabo de cobre CA 16mm² instalado sobre telhado em telha de amianto.
.
2) Valores Medidos na Malha de aterramento:
Foram executadas medidas de resistência de terra nos 6 pontos do aterramento existentes nas bases dos prédios e coletou-se as seguintes leituras:
Ponto Base Prédio 01 – 1,0 Ohms Ponto Base Prédio 02 – 1,0 Ohms
Ponto Base Prédio 03 – 1,0 Ohms Ponto Base Prédio 04 – 1,5 ohms
As resistências de aterramento indicadas abaixo foram verificadas por unidade de conjunto de SPDA. O instrumento utilizado foi o Terrômetro nº de série SZ02812071, com laudo de aferição fornecido pela HRC LTDA, cópia em anexo.
3) Conclusão:
Tais valores encontram-se dentro dos valores mínimos exigidos por norma NBR 5419 que é de 10 Ohms. Levando-se em consideração que a leitura esta sendo efetuada em período de chuva na região certamente nos períodos secos, com menor incidência de chuvas e de ocorrências de descargas atmosféricas a sua resistividade se apresentará com maior valor do que o apresentado na medição devido a menor umidade que se fará presente no solo. Sugere-se então nova medição neste período para verificação dos limites de resistividade da malha.
O presente relatório tem por objetivo tecer comentários